1-(TRT DA 14a REGIÃO, Analista judiciario-2011-FCC)
A exclusão das vírgulas NÃO alterará o sentido da seguinte frase:(comentario: tiram-se as vírgulas, muda o sentido da frase)
(A) O fracasso do comunismo, na prática, acabou com a desculpa para o stalinismo.(comentario:  O fracasso do comunismo acabou(causa

v. intr.) Morrer, expirar; terminar; fazer envelhecer.

com a desculpa(efeito), Já sem as vígulas o texto fica ambígua; e se mantiver a vírgula entende-se que todo fracasso do comunismo ocorreu na pratica(intercalação), o verbo desculpar é verbo pronominal(desculpar-se), apresentar desculpas. = justificar-se;

Muda de sentido.

(B) Quem recorre aos meios extremos, condenados pelos democratas, costuma dá-los como necessários.(comentario: é oração explicativa - todos os meios extremos são condenados pelos democratas.

Se retirar as vírgulas muda o sentido- vira uma oração restritiva - restringe meios extremos, ou seja, somente os meios extremos condendados pelos democratras, mas não quer dizer que todos os meios extremos são condenados pelos de democratas).

 


(C) Até mesmo os sádicos se valem, aqui e ali, de argumentos dados como irrefutáveis.(comentario: não altera o sentido, aqui e ali são adverbios e entre vírgulas é facultativa, e concorda com o verbo valer)
(D) Mesmo os stalinistas, que não acreditavam nesses horrores, passaram a execrar seu velho ídolo.(comentario:há mudanças sintáticas e semânticas com a eliminação da vírgula. As orações adjetivas explicativas vão tornar-se orações adjetivas restritivas com a consequente mudança de sentido.)
(E) As metáforas, que costumam tornar mais concretas as ideias, são úteis e expressivas.(comentario: há mudanças sintáticas e semânticas com a eliminação da vírgula. As orações adjetivas explicativas vão tornar-se orações adjetivas restritivas com a consequente mudança de sentido. As restritivas na letra a) expressam que somente as metáforas que costumam tornar mais concretas as idéias é que seriam úteis e expressivas.)

 

2-(TRT DA 14a REGIÃO,Analista judiciario-2011-FCC)

 Estão plenamente observadas as normas de concordância verbal na frase:(comentario:cv= sujeito+verbo(singular ou plural)
(A) Destinam-se aos homens-placa um lugar visível nas ruas e nas praças, ao passo que lhes é suprimida a visibilidade social.(comentario: destina a um lugar(um lugar visível é o sujeito), então, destina-se)
(B) As duas tábuas em que se comprimem o famigerado homem-placa carregam ditos que soam irônicos, como “compro ouro”.(comentario: sujeito o famigerado homem-placa, está no singular, portanto, comprime, as duas tábuas carregam ditos;em que se comprimem o famigerado homem-placa. O pronome relativo "que" está ligado ao termo núcleo "tábuas" .Assim colocando a oração na ordem direta teremos " O famigerado homem-placa comprime-se nas duas tábuas" O verbo deve ficar no singular para concordar com sujeito também no singular).
(C) Não se compara aos vexames dos homens-placa a exposição pública a que se submetem os guardadores de carros.(comentario: comparar o quê? a exposição pública; quem se submete? homens-placa; frase certa)
(D) Ao se revogarem o emprego de carros-placa na propaganda
imobiliária, poupou-se a todos uma demonstração de mau gosto.(comentario: revogar o quê: o emprego de carros-placa; revogar)
(E) Não sensibilizavam aos possíveis interessados em apartamentos de luxo a visão grotesca daqueles velhos carros-placa.(comentario: sensibilizar o quê? a visão grotesca daqueles...; sensibilizava)

 

 

3-(TRT 8 REGIÃO, Analista Judiciario-2O10)

...secavam as fibras num varal e (...) as carregavam para a propriedade, onde eram prensadas e enfardadas...(analizando a frase: palavra-chave as fibras (o.d) de secavam; o pronome as (o. d) substitui as fibras; eram o sujeito as fibras).

secavam as fibras num varal e carregavam para a propiedade=voz ativa

As fibras eram secas num varal e carregadas para a propiedade= voz passiva.

As fibras eram prensadas e enfardadas= voz passiva

prensavam e enfardavam as fibras= voz ativa

FRASE PARA ACERTAR: as fibras eram secas num varal e carregadas para a propiedade, onde as prensavam e enfardavam.

outra forma: o verbo ser e estar (participio irregular): estava preso, era impreso; o verbo ter e haver(partucipio regular: ado, ido): tinha chorado. com isso, já matava à questão.

passos para acertar:

1- contar os verbos;

2- identificar tempo e modo do verbo;

3- invertir os términos.

 

Invertendo-se as vozes passiva e ativa da frase acima, a frase correta resultante será:
(A) As fibras eram secadas num varal e carregadas para propriedade, onde a prensava e enfardava.(comentario: verbo ser participio irregular)
(B) As fibras secavam num varal e eram carregadas para propriedade, onde lhes prensavam e enfardavam.(comentario: errada)
(C) As fibras eram secas num varal e carregadas para a propriedade, onde as prensavam e enfardavam.(comentario: frase certa)
(D) As fibras secaram num varal e foram carregadas para propriedade, onde lhes prensavam e enfardavam.(comentario: primera parte errada)
(E) As fibras ficavam secando num varal e lhes carregavam para a propriedade, onde as prensavam e enfardavam.(comentario: a primera parte totalmente errada e segunda parte certa)

 

 

4-(TRT 8 REGIÃO, Analista Judiciario-2O10)

Considere as frases abaixo.
I. ...... quem não o podia pegar o grito foi lançado.(comentario: quem é pronome não leva crase e só A)
II. Aludiam ...... uma imensa tela dourada os fios de sol que se cruzavam.(comentario: uma é artigo indefinido, a preposição a saia de aludiam)
III. O resultado de seu trabalho foi comparado ...... luz da manhã.(comentario: luz substantivo feminino, comparado a; então crase)
Preenchem corretamente as lacunas, respectivamente:
(A) A - a - à
(B) A - a - a
(C) À - à - a
(D) A - à - à
(E) À - a - à

 

5-(TRT 8 REGIÃO, Analista Judiciario-2O10)

... na graça de seus cinco anos. (primeiro parágrafo)
... e a nuvem tangida pela viração. (penúltimo parágrafo)
As palavras grifadas nas frases transcritas acima têm, respectivamente, o sentido de
(A) dádiva e calmaria.
(B) encanto e brisa marinha.
(C) gratuidade e vento forte.
(D) alegria e mudança do clima.(comentario: pode ser alegria e não pode mudança de clima)
(E) inocência graciosa e tempestade.

 

6-(TRF 5 REGIÃO-Analista judiciario-,área administrativa-2008)

Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas
na frase:(comentario: trata-se de grafia do verbo;tempo e modo)

(dica: pegue o verbo no infinitivo e conjuge)
(A) O marido enciumado conviu, por fim, em depor a arma
e libertar a esposa, a quem vinha ameaçando diante das câmeras.(comentario: o verbo é convir, ele conveio; só conjugar o verbo vir, no pretérito perfeto do indicativo, terceira pessoa)
(B) Seria preciso que se revissem os parâmetros éticos de alguns violentos noticiários que vêm assolando a programação da TV.(comentario: pega o verbo ver no pretérito imperfeito do subjuntivo, última pessoa: se eles vissem; o verbo rever, seria: se eles revissem)
(C) Serão bem-vindas todas as iniciativas que se proporem a melhorar a qualidade dos noticiários de TV.(comentario: proporem errado; verbo primitivo: propor: propusseram (mais que perfeito))
(D) A independência que os habitantes do Timor Leste
obteram foi reconhecida pela ONU; espera-se que venha a consolidar-se.(comentario:no é obteram, senão obtuveram: só conjugar o verbo ter)
(E) Se um otimista não se conter, sua expectativa de
êxtase cresce tanto que ele acaba por se juntar aos
pessimistas.(comentario: só conjugar o verbo ter primitivo no verbo conter, futuro infinitivo; quando ele contiver)

 

 

7-(TRF 5 REGIÃO-Analista judiciario-,área administrativa-2008)

As normas de concordância verbal estão plenamente
observadas na frase:
(A) O que há de mais terrível nas cenas de violência transmitidas pela TV estão nas reações de indiferença de alguns espectadores.(comentario: O é aquilo ou algo que(singular); o verbo há é impessoal, outro verbo estão não concorda com cenas de violência e, sim, com o sujeito que(pronome relativo) no singular; portanto, o verbo estar no singular)
(B) Não se devem responder aos sacrifícios humanos com o cinismo de quem se julga superior.(comentario: o se é indeterminação do sujeito,porque a locução verbal devem responder(dever é VT e responder é VT E VINT.Está errado, porque a primeira oração está na voz ativa e o sujeito é indeterminado. Portanto, o verbo deve estar na 3º do singular; note que "aos sacrifícios..." é objeto indireto, não podendo ser o sujeito;Não se deve responder aos sacrifícios humanos com o cinismo de quem se julga superior ou também assim: o verbo "devem" está se referindo a um sujeito oculto "ninguém" que estaria no singular, logo, o verbo "devem" também tem que estar no singular. Se trocássemos o "Não se..." Por Ninguém..." A frase fica assim: ninguém deve responder aos sacrifícios humanos com o cinismo de quem se julga superior)

(C) Não se levante contra o pessimista as acusações de imobilismo moral e inconseqüência política.(comentario:não se levante o quê? as acusações; na ordem direta: as acusações de imobilismo moral e inconsequencia política não se levantem contra o pessimista; a palavra-chave é acusações e ademais o verbo levantar é VTD, portanto, o se é apassivador).
(D) Ainda que não houvessem outras razões, o surdo idealismo dos pessimistas bastaria para os aceitarmos.(comentario: o verbo haver é impessoal, o verbo va no singular-houver- e é VTD e não faz referência a nenhum sujeito)
(E) Os otimistas não julguem os pessimistas, nem estes àqueles, pois ambos convergem para alguma forma de idealismo.(comentario: julgar é VTD, que julga, julga alguém; e, aqueles leva crase, porque se não vira ambiguidade; àqueles= a estes; nem estes à estas-os otimistas- frase certa)

 

8-(TRE/RN -Técnico judiciario, administração-2011)

O clima pouco favorável ao cultivo da cana levou a atividade econômica para a pecuária. (1o parágrafo) O mesmo tipo de regência nominal que se observa acima ocorre no segmento também grifado em:(comentario: regência nominal é exigida pelo adjetivo, substantivo e adverbio "ASA"; quem é favorável, é favorável a(favorável é adjetivo e é ele quem manda a preposição)
(A) O litoral oriental compõe o Polo Costa das Dunas − com belas praias, falésias, dunas e o maior cajueiro do mundo...(comentario: o polo costa não exige a preposição de, por isso, não é regência nominal)
(B) Os 410 quilômetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual. (comentario: quilômetro não exige a preposição de, por isso, não é regência nominal)
(C) A ocupação portuguesa só se efetivou no final do século, com a fundação do Forte dos ReisMagos e da Vila de Natal.(comentario: a fundação exige a preposição de( do forte e da vila), por isso, é a regência nominal)
(D) Em Caicó há vários açudes e formações rochosas naturais que desafiam a imaginação do homem.(comentario: a imaginação não exige a preposição de, por isso, não é a regência nominal)
(E) Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do sertão potiguar ... (comentario: a beleza não exige de(do sertão), por isso, não é a regência nominal)

 

9-(TRE/RN -Técnico judiciario, administração-2011)

... viu pedrinhas ali perto. (3o parágrafo)
A passagem para a voz passiva da frase acima resulta
na seguinte forma verbal:(comentario: a frase está na voz ativa)

(A) são vistas.  contar os verbos: voz ativa 1 na voz passiva 2

(B) tinha visto.  tempo e modo do verbo: viu-pretérito perfeito;modo: i
(C) foram vistas.  as pedrinhas foram vistas ali perto
(D) viu-se.
(E) é visto.

 

10-(TRE/RN -Técnico judiciario, administração-2011)

É comum que, durante suas brincadeiras, as crianças se ...... para um universo mágico e ...... a identidade de uma personagem admirada, ...... um super-herói ou uma figura da realeza.(comentario: as crianças no plural portanto o verbo no plural, o premeiro verbo está no indicativo para ter correlação verbal, o segundo subjuntivo( transportem concordando com ciranças), B, D E C ELIMINADAS, assumam e seja)
Preenche corretamente as lacunas da frase acima,
na ordem dada, o que está em:
(A) transportem – assumam – seja
(B) transportam – assumiriam – sendo
(C) transportariam – assumiriam – seria
(D) transportam – assumem – seja
(E) transportem – assumem – seria

 

11-(TRE/RN -Técnico judiciario, administração-2011)

Com a substituição dos segmentos grifados pela expressão entre parênteses ao final da transcrição, o verbo que deverá ser colocado no plural está em: assunto: concordancia verbal

(A) ... em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. (a região do Agreste/Trairi).(comentario: a região do Agreste/Triairi vai abrigar, o núcleo é a região,portanto, no singular)
(B) A ocupação portuguesa só se efetivou no final do século, com a fundação do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. (A ocupação pelos
portugueses).(comentario: A ocupação pelos portugueses só se efetivou..., sigue no singular)
(C) A região é grande produtora de sal, petróleo e frutas
... (A região de dunas, falésias e praias desertas).(comentario: A região de dunas, falésias e praias desertas é grande... a região é núcleo,portanto, no singular)
(D) O turismo de aventura encontra seu espaço no Polo Serrano ... (O turismo voltado para atividades de aventura).(comentario: O turismo voltado para atividades de aventura encontra seu espaço..., no singular)
(E) ... e começou a ganhar importância a extração do sal ... (os recursos obtidos com a extração do sal).(comentario: e começaram a ganhar importância os recursos obtidos com a extração do sal; os recursos concorda com começaram, no plural)

 

12-(TRT 14 REGIÃO-Técnico Judiciario-administrativo-2011)

A exploração da madeira (...) é apontada por organizações não governamentais internacionais como uma das maiores ameaças
ao bem-estar dos povos indígenas da região.

(comentario: contar os verbos: dois( é apontada), na voz ativa um verbo; tempo e modo: é(presente de indicativo) apontada (participio); procurar o sujeito: as organizações não governamentais internacionais apontam a exploração da madeira como uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região.)

Transpondo-se a frase acima para a voz ativa, a frase resultante será:
(A) A exploração da madeira sendo uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região aponta organizações não
governamentais internacionais.(comentario: apontada: apontar; aqui o verbo ó ser(auxiliar) errada)
(B) O bem-estar dos povos indígenas da região apontam a exploração da madeira como uma das maiores ameaças pelas organizações
não governamentais internacionais.(comentario: sujeito, as organizações; errada)
(C) A exploração da madeira aponta uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região por organizações não
governamentais internacionais.(comentario: as organizações apontam)
(D) Uma das maiores ameaças ao bem-estar dos povos indígenas da região, pelas organizações não governamentais internacionais,
apontam a exploração da madeira.(comentario: errada)
(E) Organizações não governamentais internacionais apontam a exploração da madeira como uma das maiores ameaças ao
bem-estar dos povos indígenas da região.(comentario: concordância verbal, voz ativa; certa)

 

13-(TRT 14 REGIÃO-Técnico Judiciario-administrativo-2011)

A fonte de mais disposição pode estar perto / cientistas de várias partes do globo estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio ideal que forneça a energia de que o organismo necessita / esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade e garantir menor desgaste e melhor desempenho.
(Adaptado de "O cardápio certo para ganhar energia". Rachel Costa. ISTOÉ, 9 de fevereiro de 2011, p. 77)
As frases acima se articulam em um único parágrafo, corretamente pontuado, em:
(A) A fonte de mais disposição pode estar perto, cientistas de várias partes do globo estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio ideal, que forneça a energia de que o organismo necessita; esses pesquisadores, estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade − e garantir menor desgaste e melhor desempenho.(comentario: a primeira vírgula está errada porque está anunciando algo; vírgula em vermelho errada)
(B) A fonte de mais disposição pode estar perto. Cientistas de várias partes do globo, estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio ideal − que forneça a energia de que o organismo necessita. Esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade e garantir menor desgaste e melhor desempenho.(comentario: aquí só a vírgula em vermelho)
(C) A fonte de mais disposição pode estar perto; cientistas de várias partes do globo estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio, ideal, que forneça a energia de que o organismo necessita: esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade e garantir menor desgaste e melhor desempenho.(comentario: os dois ponto errado)
(D) A fonte de mais disposição pode estar perto. Cientistas, de várias partes do globo estão, empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio (ideal) que forneça a energia de que o organismo necessita: esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis, para mantê-lo em atividade, e garantir: menor desgaste e melhor desempenho.(comentario: as vírgulas e os dois pontos errados em vermelho)
(E) A fonte de mais disposição pode estar perto: cientistas de várias partes do globo estão empenhados na tarefa de formular uma espécie de cardápio ideal que forneça a energia de que o organismo necessita. Esses pesquisadores estão em busca dos melhores combustíveis para mantê-lo em atividade e garantir menor desgaste e melhor desempenho.

(comentario: poder estar perto anunciando algo, bem os dois pontos, o ponto termina a informação para seguir outra- frase certa) 

14-(FCC - 2011 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Técnico Judiciário - Área Administrativa)

Assuntos: Concordância nominal e verbal;  Regência nominal e verbal.

 

Quanto mais dependemos dos sites de busca ... (2º parágrafo)
(comentario: VTI E O.I)
A mesma relação existente entre o verbo e seu complemento, grifados no segmento acima, está em:

 

(A) A internet produziu transformações espetaculares na sociedade na última década ...(comentario: produzir vtd errado)

 

(B) É uma nova linha de investigação científica.(comentario: verbo ser de ligação, errado)

 

(C) ... se essas informações estão disponíveis no Google, a dois toques do mouse?(comentario: o verbo estar verbo de ligação, errado)

 

(D) ... que necessita de uma memória mais potente.(comentario: o verbo necessitar VTI e O.I, frase certa)

 

(E) Ou um piano martelado por um músico de uma nota só que, ao fim e ao cabo, vira um bumbo.(comentario: o verbo vira vtd, errado)

 

15-(FCC - 2011 - TRT - 19ª Região (AL) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação)

Assuntos: Regência nominal e verbal

 

... pela simples razão de que o ciberespaço oferece globalmente mais escolhas, por um preço melhor.

 

O elemento grifado na frase acima preenche corretamente a lacuna da frase:

 

(A) O comércio virtual, ...... que se refere Pierre Lévy, tem surgido com cada vez mais intensidade.

 

(B)Há algum tempo, as livrarias vêm sinalizando a dificuldade em competir com a oferta de livros disponibilizada na internet, fato ...... que as livrarias virtuais se orgulham.

 

(C)Para alguns pensadores da modernidade, como Pierre Lévy, o ciberespaço pode ser comparado a uma grande metrópole, ...... que se voltam alguns pensadores da modernidade.

 

(D)As novas tecnologias ...... que os comerciantes mo- dernos podem contar são determinantes para o sucesso dos novos empreendimentos.

 

(E)Os leilões virtuais se apresentam como uma forma inovadora de consumo pela internet, propícia ...... todos os que se utilizam da rede com frequência.

 

16-(TRF 4 REGIÃO, Analista judiciario- Área administrativa-2010)

Está plenamente adequada a correlação entre tempos e
modos verbais na frase:
(A) Se alguém esperava um bom acordo na COP-15,
frustrar-se-ia redondamente.
(B) Não houve acordo capaz de orquestrar os interesses
de que nenhum dos países abrisse mão.
(C) Somente alguns países chegariam a firmar um acordo,
pelo qual se previra os cortes de emissão que
deveram ser efetuados.
(D) Caso não se estabelecerem parâmetros para a ajuda
de US$ 30 bilhões, essa iniciativa sequer terá
recebido o aval da maioria dos países.
(E) A exigência de metas obrigatórias, que as nações
desenvolvidas impuseram às emergentes, terá sido
uma das razões da discórdia.

 

 

17-(TRF 4 REGIÃO, Analista judiciario- Área administrativa-2010)

Ao se reconstruir uma frase do texto, houve deslize
quanto à concordância verbal em:
(A) Se todos esperávamos um bom acordo na COP-15,
frustrou-nos o que dela acabou resultando.
(B) Acabou culminando num final dramático, naquele 18
de dezembro de 2009, o período de duas semanas
de acaloradas discussões.
(C) Às nações pobres propôs-se uma ajuda de
US$ 30 bilhões, medida a que não deu aval nenhum
dos países insatisfeitos com as conversas finais.
(D) Deveram-se às manobras de desconversas, na
definição das tarefas dos países, o impasse final das
negociações entabuladas em Copenhague.
(E) Sequer foi possível, na COP-15, estabelecer um financiamento
para os países pobres a quem coubesse
adotar políticas de mitigação das emissões.

 

 

 

18-(TRF 4 REGIÃO, Analista judiciario- Área administrativa-2010)

"O que temos de alcançar no México é tudo o que deveríamos
ter alcançado aqui."
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, as
formas sublinhadas devem ser substituídas, na ordem
dada, por:
(A) tem de ser alcançado - deveria ter sido alcançado
(B) será alcançado - devia ser alcançado
(C) tinha de ser alcançado - deveria ser alcançado
(D) tem de alcançar-se - deverá alcançar-se
(E) teremos alcançado - devia ser alcançado

 

 

19-(TRF 4 REGIÃO, Analista judiciario- Área administrativa-2010)

Está correto o emprego do elemento sublinhado em:
(A) A obra de ficção A guerra dos mundos, em cuja
Orson Welles se baseou, ganhou dramática
adaptação radiofônica.
(B) A tecnologia de ponta, sobre a qual por vezes pairam
desconfianças, leva-nos apenas aonde queremos ir.
(C) O cotidiano contemporâneo deixa-se afetar pelas
conquistas técnicas, de cujas muita gente alimenta
sérias desconfianças.
(D) A segunda metade da década de 90, aonde se consolidou
a multimídia, foi um marco na vida contemporânea.
(E) O homem do nosso tempo, diante dos admiráveis
recursos nos quais jamais sonhou alcançar, é por
vezes um deslumbrado.

 

 

20-(TRF 4 REGIÃO, Analista judiciario- Área administrativa-2010)

A pontuação está plenamente adequada na seguinte
frase:
(A) Tanto o microprocessador, como a fusão das mídias, desempenharam, pelos efeitos que geraram, um papel decisivo na configuração, não apenas da vida cotidiana como da subjetividade mesma do homem contemporâneo.
(B) Tanto o microprocessador como a fusão das mídias
desempenharam, pelos efeitos que geraram, um papel decisivo na configuração, não apenas, da vida cotidiana, como da subjetividade mesma, do homem contemporâneo.
(C) Tanto o microprocessador como a fusão das mídias
desempenharam, pelos efeitos que geraram, um papel decisivo na configuração não apenas da vida cotidiana como da subjetividade mesma do homem contemporâneo.
(D) Tanto o microprocessador, como a fusão das mídias
desempenharam, pelos efeitos que geraram, um papel decisivo na configuração não apenas, da vida cotidiana, como da subjetividade mesma do homem contemporâneo.
(E) Tanto o microprocessador, como a fusão das mídias
desempenharam, pelos efeitos que geraram, um papel decisivo, na configuração não apenas da vida cotidiana, como da subjetividade, mesma do homem contemporâneo.

 

21-(Tribunal de contas- Paraíba- Agente de documentação, 2006)

A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:

 

(A)No século XX, a produção em massa permitiu que objetos, antes de posee restrita a reis, fossem a cessíveis a toda a população.

 

(B) Sempre existiu colecionadores de objetos, que exerce maior poder de atração sobre pessoas quanto mais estranho ele é.

 

(C) No século XIX, foi dividido as éreas temáticas da ciência, surgindo então os colecionadores especializados em reunir um único tipo de objetos.

 

(D) Permaneceu imutável por séculos as razões que levam algumas pessoas a colecionar objetos, algumas delas de gosto duvidoso.

 

(E) O costume de enviar marinheiros pelo mundo para encontrar objetos exóticos mudaram a paisagem de alguns países e modernizaram a Europa.

 

22-(Banco do Brasil-2011-FCC)

A frase em que a concordância verbal e nominal está
inteiramente respeitada é:
(A) Ainda não foi suficiente os investimentos na tentativa
de redução dos índices de pobreza verificados em
todo o mundo.
(B) Em relação ao poder aquisitivo, ainda se observa dados
assustadores quanto à miséria em que vivem
populações inteiras.
(C) São claras algumas implicações políticas na área do
desenvolvimento humano, pois é imprescindível a
ação do poder público na erradicação da miséria.
(D) Deve ser levado em conta a sustentabilidade do crescimento
econômico, para que se garanta melhorias
efetivas das condições de vida da população.
(E) Alguns especialistas tende a atribuir à crise financeira
a principal razão do retrocesso nos resultados
satisfatórios que já tinha sido alcançado.

 

23-(Banco do Brasil-2011-FCC)

Considere as alterações feitas nos segmentos abaixo grifados.
I. Dá trabalho, e a conclusão pode não ser clara.
Dá trabalho, e a conclusão não pode ser clara.
II. Nesse processo, depara-se com armadilhas.
Depara-se com armadilhas nesse processo.
III. Não dá para preencher caderno de encargos mais
cruel para a pobre criança.
Não dá para preencher caderno de encargos mais
cruel para a criança pobre.
Com as modificações feitas na 2a frase, altera-se o sentido
do que foi afirmado na 1a frase em
(A) II, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.

 

 

24-(Banco do Brasil-2011-FCC)

Na iminência de um temporal, o enorme tronco, que armazena
grande quantidade de líquido, dá uma descarga de
água para as raízes – resultado da variação atmosférica.
(2o parágrafo)
O sentido do trecho grifado acima está reproduzido com
outras palavras em:
(A) Quando se aproxima uma tempestade ...
(B) Com a força destruidora das águas ...
(C) Para que o temporal venha com força ...
(D) Desde que venha a cair uma forte chuva ...
(E) Depois de uma forte tempestade ...

 

 

25-(Banco do Brasil-2011-FCC)

Quando comparado ...... outras aves, os tucanos parecem
ser bem maiores ...... quem os observa, ...... voar na
natureza.
Os espaços pontilhados da frase acima estarão corretamente
preenchidos, na ordem, por:
(A) às - a - a
(B) às - à - a
(C) as - a - a
(D) às - a - à
(E) as - à - à

 

 

26-(Banco do Brasil-2011-FCC)

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta
na frase:
(A) Muitos migrantes nordestinos, que se retiraram para
o Sudeste em busca de melhores condições de vida,
estão voltando agora para sua região, atraídos pelo
bom desempenho da economia.
(B) Os investimentos anunciados para o complexo industrial
do Porto de Suape, onde se encontra o estaleiro
Atlântico Sul, modificou radicalmente a dinâmica
da economia da região.
(C) Várias empresas, brasileiras e multinacionais, que
se instalou no complexo do Porto de Suape estão
gerando dezenas de milhares de empregos à população,
antes sem qualquer opção de trabalho.
(D) Para todos aqueles que vive na região, a abertura de
postos de trabalho significaram a possibilidade de
planejar a vida, com projetos de longo prazo, aliados
à renda e à estabilidade.
(E) O desenvolvimento de tecnologias portadoras de futuro,
referência às inovações tecnológicas, resultaram
no surgimento de um dos ambientes mais ricos
do país na área de inovação e empreendedorismo.

 

27-(TRF 5 REGIÃO-Analista judiciario-,área administrativa-2008)

 A frase que admite transposição para a voz passiva é:
(A) A prova de que não somos uma coisa só está em
cada dia que amanhece.
(B) Outro dia recortei da Internet este fragmento de um
blog (...).
(C) A humanidade não tem jeito.
(D) O pessimista não é inimigo das idealizações, muito
pelo contrário.
(E) Nem tudo está perdido.

 

28-(Tribunal de contas, Alagoas-Analista de sistema-2008)

O elemento sublinhado tem valor causal em:
(A) Os propósitos nos devolvem a autoria da vida.
(B) Liberdade seria, portanto, sinônimo de decisão.
(C) Talvez seja isso que torna tão difícil cumprir propósitos
de Ano Novo.
(D) Sem história e sem passado, quem seríamos?
(E) Somos livres quando, ao agir, recomeçamos.

 

29-(Tribunal de contas, Alagoas-Analista de sistema-2008)

 Nossos gestos e palavras, mesmo inconscientes e involuntários,
sempre destinam nossas vidas para algum lugar.
A palavra sublinhada na frase acima está empregada com
função e sentido diferentes em:
(A) É comum que o mesmo homem que enuncia novos
propósitos logo renuncie a eles.
(B) Não me submeto ao destino, mesmo quando intimidado
pelos fatos.
(C) Mesmo submetido a fortes pressões, ele não hesita
em abrir caminhos.
(D) Mesmo sabendo que não serão cumpridos, vivemos
formulando novos propósitos.
(E) Crê na mão que conduz o destino mesmo quem
reconhece que isso leva à extrema passividade.

 

30-(Tribunal de contas, Alagoas-Analista de sistema-2008)

 Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:
(A) É realmente muito difícil, cumprir propósitos de Ano
Novo, pois não há como de fato alguém começar
algo inteiramente do nada.
(B) É realmente muito difícil: cumprir propósitos de Ano
Novo; pois não há como, de fato, alguém começar
algo inteiramente do nada.
(C) É, realmente, muito difícil – cumprir propósitos de
Ano Novo: pois não há como de fato, alguém começar
algo inteiramente do nada.
(D) É, realmente, muito difícil cumprir propósitos de Ano
Novo, pois não há como, de fato, alguém começar
algo inteiramente do nada.
(E) É realmente muito difícil, cumprir propósitos de Ano
Novo; pois não há como de fato alguém começar
algo, inteiramente do nada.